Educação Infantil:
(...) um oásis, um lugar onde se torna
criança, onde não se trabalha, onde se pode crescer, sem deixar de ser criança,
onde se descobre (e se conhece) o mundo através do brincar, das relações mais
variadas com o ambiente, com os objetos e as pessoas, principalmente entre
elas: as crianças. (FARIA , 2003)
Princípios:
Integrar
a ação da família, da comunidade e da escola.
Promover
o desenvolvimento da criança assegurando a formação comum indispensável para o
exercício da cidadania, promover a ampliação de seu conhecimento a respeito do
mundo físico, social, psicológico e intelectual, fornecendo meios para ampliar
sua capacidade de comunicação e expressão, denominando código de linguagem
escrita, e propiciando os estudos posteriores.
Salientamos
nos seus aspectos:
a) Intelectual – desenvolvimento da linguagem oral,
plástica, musical, corporal, escrita, oferecendo situações que propiciem
aprendizagem, levando em conta seu conhecimento prévio.
b) Físico – situações de expressão corporal em harmonia com o aspecto social, por meio de jogos,
brincadeiras, musicas.
A
ação educativa estará voltada ao atendimento da realidade sócio cultural das
crianças levando-se em conta que são seres humanos integrais em
desenvolvimento, na aquisição de habilidades de interação com o meio social.
Possibilitando à todas as crianças, sem discriminação de raça, credo e gênero,
uma vida coletiva interativa para complementar o contexto familiar,
assegurando-lhes experiências em um novo meio, que seja seguro, com relações
estáveis adulto/criança e criança/criança.
A educação
infantil será oferecida em:
I – creches,
ou entidades equivalentes, para crianças de até 3 (três) anos de idade;
II
– pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) e 5 (cinco) anos de idade.
Na Educação
Infantil as crianças têm direito ao lúdico, à imaginação, à criação, ao
acolhimento, à curiosidade, à brincadeira, à democracia, à proteção, à saúde, à
liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à convivência e à interação
com seus pares para a produção de culturas infantis e com os adultos, quando o
cuidar e o educar são dimensões presentes e indissociáveis em todos os momentos
do cotidiano das unidades educacionais.
Resgate:
RESGATE DE ALGUMAS ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS
Resgate:
RESGATE DE ALGUMAS ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS
Em
2006, com o Projeto de Pré e Pós-Aula, implantado pelo Dr.
Pinotti (Secretário Municipal de Educação à época), inspirado no Projeto
Italiano do “Doppo Escola”, a EMEI sistematizou um modelo pedagógico que antes
ocorre de forma livre dependendo de voluntários e parcerias que a escola
estabelecesse. Os alunos passarão a ter aulas de Ginástica Artística,
com ênfase nos passos de Ballet, com a Professora Geise Guedes, antes e
depois do horário de aula. Em seguida vieram aulas de iniciação musical
com os instrumentos de bandinha e outros fabricados pelos alunos com os
professores de música, James Calegari e Fabiano Oliveira, músicos do Instituto Baccarelli.
Depois aulas de música com instrumentos
com aquisição de bateria, teclado e violões, com as verbas recebidas
pela escola. As aulas tiveram ótima aceitação e expandimos o atendimento com aulas
de Futsal, Tênis, Jogos Cooperativos, Teatro, Informática, Panificação,
etc... Nesse momento com o projeto a todo vapor, fechamos algumas parcerias que
nos permitiram oferecer cursos de formação, altamente qualificados,
também para a comunidade. Recebemos a Doação de um forno artesanal do
Projeto de Padarias Comunitárias e passamos a usá-lo em cursos como:
Salgados e Doces Básicos para Festas Infantis, Reaproveitamento de Alimentos
(Talos, Folhas, etc...), e outros em parceria com
Nutricionistas do Sesi. A aula inaugural contou com um
pequena cerimônia e a presença de autoridades da região, como a Diretora
Regional de Educação o Sub Prefeito de Ari/Fo/Ca, Representantes do Sesi,
etc... Os cursos tiveram ótimo aproveitamento pela comunidade transformando-se,
inclusive em geradores de renda familiar, o que afeta diretamente nosso aluno,
pois, melhorando a renda familiar melhoramos a qualidade de vida e facilitamos
o processo de ensino-aprendizagem do nosso aluno. Esses cursos nos fizeram
lembrar, da sementinha plantada em 1999, quando chegou a escola a
Diretora Fátima e em uma conversa com a Professora Cleyde Garcia Bandettini,
eventual da U.E. nessa época, tiveram a
ideia de fazer um curso informal para ensinar a preparação de materiais de
limpeza, área que a Professora Cleyde conhecia e se dispôs a ensinar. As
aulas aconteciam em um quartinho externo da escola e, tudo era difícil, pois
dependíamos de doações para tudo, até para reproduzir as apostilas do “curso”,
o que a Diretora que era aluna na Universidade São Judas, na época, conseguiu
por lá. Nesse momento sem percebermos começava a nascer o Projeto Pedagógico da
nossa escola. Na formatura do curso de materiais de limpeza, uma pequena
cerimônia, na verdade a última aula. Preparamos um “chazinho” e agradecemos a
presença de todos no “curso”, contamos com a presença de uma única autoridade
nosso querido supervisor Enéas Rodrigues Soares (aposentado, em 2009), que foi
um grande parceiro da escola auxiliando a buscar os caminhos legais para
realizarmos nossos sonhos pedagógico-administrativos. Nessa última aula houve
um breve relato de uma avó, sobre a forma como a venda dos produtos que ela
aprendeu a fazer, estavam lhe dando, e aos netos que viviam sozinhos com ela, a
possibilidade de “ter seu dinheiro, fruto do seu trabalho” e viver com mais
dignidade. Esse relato foi decisivo, para que investíssemos sempre e mais na
formação e na relação escola comunidade. Nascia aí o fruto para os outros
cursos que viram tais como: Informática, em parceria com o Senai,
Telemarketing, em parceria com a Faculdade Brasília, etc.... Além de várias
ações com o objetivo de propiciar a disseminação de conhecimento e informação á
comunidade visando à melhoria da qualidade de vida dos educandos e seus
familiares, além da valorização do entorno da escola e, do próprio prédio
escolar, tais como: instalação do sistema de segurança, limpeza/pintura/poda de
arvores/iluminação e orientação para preservar a área externa ao redor da
escola, como por exemplo: para que a comunidade não coloque entulho na porta da
escola, recolha as fezes de animais, não “pixe” o prédio, tudo isso ainda
acontece mas bem menos do que antes e, esperamos chegar ao ideal. Além de programas
de saúde da mulher, primeiro em parceria com o Dr. Pinotti e sua equipe,
depois em parceria com a subpreferitura Ari/Fo/Ca e a Comunidade da Graça
(parceria viabilizada pela Coordenadora Pedagógica Wagna Nalini); Programas
de Saúde da Criança (pediatra e dentista) além de Vacinação, para os
educandos, em parcerias com os Postos de Saúde e a PMSP, Palestra sobre
relações Familiares com o escritor e consultor educacional Jairo de Paula,
que nos deu a grata felicidade de presenciarmos o reatamento de um casal – pais
de um aluno nosso - que só compareceram a palestra a pedido do filho, que
estrategicamente sentou entre os dois, pois estavam inclusive pensando em separar-se. Ao final
da palestra durante um exercício
promovido pelo escritor e, ao som de uma música do Roberto Carlos, o casal se
abraçou, começou a chorar e reatou o relacionamento nos emocionando
profundamente e, reforçando nossa convicção de que é imprescindível trabalhar
as relações afetivas além dos muros da escola em virtude de sua interferência
direta no cognitivo do educando e no cotidiano dentro da escola. Palestra Anti-Consumismo: “Como a
criança é usada nas relações de consumo pela mídia”, com a escritora e psicóloga
da ONG Instituto Alana, Sra. Maria Helena Masquetti; Resgate de Valores com
os Alunos, realizado por mães organizadas pela Sra. Roseli Ervaz, mãe da
comunidade e hoje, após concurso público, professora em nossa escola. O 1º
tema trabalhado na época foi o carinho e, tinha a seguinte chamada,
sugerida pela professora Neide Costa Amaral, aposentada nesta escola (DOC
02/03/2010): “Você já beijou seu filho hoje?”; Resgate de Valores com os
Pais, realizado por toda a equipe gestora e de apoio a ação educativa em
reuniões e encontros com a comunidade, primeiro com apresentações simples
organizadas pela Diretora e pela Coordenadora Pedagógica e hoje subsidiadas por
vídeos preparados pela equipe de ação educativa, supervisionados pelas
funcionárias/educadoras Meire Monteiro,
Daniela Cordeiro, Vânia Bragato e Roseli Pimenta Pedro, a partir de um tema
definido com a Equipe Gestora. Todas
essas ações continuam em andamento e vão sendo modificadas de acordo com as
necessidades, dificuldades e objetivos; pois é assim que entendemos o processo
educativo, como algo VIVO que deve acompanhar de forma plena aqueles que o
compõe e as alterações de seu tempo.
Com todas essas atividades era
inevitável, que os espaços da escola e suas formas de ocupação, fossem sofrendo
modificações e adaptações para atender as novas demandas. E assim, a sala do
galpão que se mostrou inviável para o trabalho pedagógico, em virtude do continuo e ensurdecedor barulho do galpão,
virou sala de informática, entre 2001 e 2002. Em seguida o parque
recebeu atenção especial e conseguimos fazer adaptações no tanque de
areia que impedem a entrada de qualquer tipo de animal que possa contaminar
a areia usada pelos alunos, tornando o tanque de areia maior, mais seguro e
muito mais bonito. Recebemos também a doação de um brinquedo de madeira
da subprefeitura Ari/Fo/Ca e outro quase igual da EMEF Sergio Milliet, que não
tinha espaço para montá-lo. Aliás, o trabalho integrado com a EMEF Sérgio
Milliet, na figura do seu Diretor Luis Carlos Flores (aposentado DOC
30/03/2010) sempre rendeu boa parceria tanto que na reforma em 2007, foi
autorizado e realizado a colocação de um portão interno ligando as duas
escolas. Assim nossos alunos podem usufruir das atividades desenvolvidas
nas duas escolas sem se arriscarem circulando pelas ruas. Em 2007 e 2008 recebemos computadores
novos e, a sala ficou ainda melhor! Entre 2006 e 2007, o coberto externo
recebeu acabamento e, virou espaço de artes, tendo seu acabamento
realizado com verbas da escola e palpites de todos. O espaço de Leitura e
Brinquedoteca, virou espaço de música com os instrumentos: bateria, teclado
e violões adquiridos pela escola. Os livros viram caixas de leitura
e foram direto para as mesas dos professores, iniciamos também os empréstimos
de livros para que as prazerosas leituras continuassem em casa com a
participação das famílias. Em 2010, o espaço de música voltou a ser
usado para espaço de leitura, e os instrumentos musicais foram para o espaço de
artes onde também acontecem as aulas de ginástica artística/ballet, artes,
teatro, etc. Essa reformulação só foi possível, pois, passamos de 21 salas
em 2009, para 18 em 2010, e, este ano, 2011, passamos para 12 salas em dois
turnos de funcionamento das 7 às 13h. e das 13 ás 19h., graças a um trabalho
integrado de acompanhamento de frequência e viabilidade através de ampla
informação de acomodação de demanda em outras U.E., já que nossa escola possui
expressiva demanda preferencial. Além é claro do ensino fundamental de 9 anos
que antecipou a saída de um bom número de alunos dos 2ºs estágios para a 1ª
série.
Em 2007, outra grande reforma foi
feita agora pela DRE Itaquera á qual pertencemos atualmente. Foi construído a
pedido da Diretora o palco, projeto antigo da escola. A agente escolar Andréa
Casanova (hoje professora de Matemática formada e, em exercício na DRE G )
conseguiu, através da DRE IQ, o remanejamento para nossa escola de uma cobertura
de vinil, oferecida por uma EMEF, a qual serviu perfeitamente para cobrir o
palco e parte do espaço destinado a platéia, viabilizando de forma
satisfatória as apresentações em nosso palco. Foi feito o portão ligando
fisicamente a EMEI e a EMEF, conforme descrito no parágrafo anterior,
terminamos o acabamento do espaço de artes e, ganhamos da subprefeitura
Ari/Fo/Ca, a preparação do terreno frontal para iniciarmos nossa horta.
Com todas essas atividades acontecendo decidimos fazer uma grande Festa, no 2º
semestre de 2007, para inaugurarmos oficialmente o Espaço de Artes e o
Palco, com apresentações dos nossos alunos e exposição de diversos trabalhos fruto das aulas do ensino
regular e das diversas oficinas.
Contamos com a presença de muitas autoridades: a Diretora Regional de
Educação seus assessores e supervisores, o Secretario de Educação sua assessoria
e a Sra Célia Guidon, entre outros. Nesse evento além de assistir as
apresentações de ballet, música, esporte, etc... e, ver as exposições dos
trabalhos artísticos realizados pelos alunos e pela comunidade através de um curso
de Arte com Reciclagem, em parceria com a Sutako e a Cooperativa União de
Catadores de Lixo de Itaquera, as autoridades receberão de presente
guirlandas de natal confeccionadas com garrafa PET pelas mães e puderam
degustar pão de queijo, patês, torradas, biscoitos e bolos produzidos
artesanalmente por nossos alunos nas oficinas de panificação.
Ainda em 2007 (no 1º semestre), a
escola completou 25 anos e entre todos os eventos, que realizamos para
festejar as bodas de prata de nossa escola, destaca-se o evento no Teatro do
Céu Aricanduva, com diversas apresentações dos alunos para toda a
comunidade e que teve freqüência absoluta dos pais que permaneceram o dia todo
assistindo as apresentações. Além dos alunos um grupo de Professoras,
organizadas pela Professora Djenane Ricca, realizou uma esplêndida apresentação
de “Dança do Ventre”, deixando a todos admirados e sendo extremamente
aplaudida pelos pais e demais presentes. Nesse evento recebemos a presença do
Sr. Francisco José Pires, de DOT P/CEFAI, representando a DRE IQ, que enalteceu
a participação maciça e absolutamente educada da comunidade fazendo questão de
lembrar que a nossa EMEI na figura de sua diretora foi pioneira na implantação
do Projeto São Paulo é uma Escola, absorvendo-o em todas as suas
dimensões e utilizando-o como subsídio para o implantação de projetos
importantes como o Xadrez Educativo, com as Professoras Mariângela
Zamprona e Patrícia Marques que já não pertencia mais
a U.E. e, para participar do projeto – dando aula aos alunos no pré e pós aula
– demandou grande trabalho de pesquisa legislativa e empenho da equipe gestora
para conseguir a autorização para o projeto, momento no qual o Sr. Francisco
conheceu mais de perto o trabalho e a equipe da escola auxiliando, através do
setor que coordenava na DRE IQ, de forma imprescindível e absolutamente
competente, a escola nesta demanda.
Nossa escola também foi pioneira no atendimento de inclusão, sendo a 2ª
EMEI a conseguir estagiário, através do Setor CEFAI, da DRE IQ, para auxiliar
efetiva e continuamente as crianças com necessidades especiais. Esse
atendimento diferenciado durou até 2009.
A partir de 2010 não tivemos mais contemplados os nossos pedidos de
permanência de estagiários. Cabe destacar que a 1ª EMEI a receber estagiário na
DRE IQ, foi a EMEI Francisco Roquetti, em uma atuação absolutamente pioneira em
nossa região.
Em 2009, recebemos a Folha de São
Paulo em nossa Escola
em virtude da seleção para o “Mapa do Brincar”, da brincadeira do “Rio”, criada
pela sala da Profª Tânia A. Luiz, no desenvolvimento do trabalho de economia de
água do nosso Projeto de Educação Ambiental. Também recebemos da Fundação
Maphre, um computador e uma lixeira colorida para reciclagem, como prêmio de
melhor Projeto de Educação Ambiental da Região. O projeto foi desenvolvido por
toda a escola e, fomos representados nos encontros aos sábados pelas educadoras
Roseli Pimenta Pedro (Agente Escolar) e Vânia Moreto Bragato (ATE).
Em 2009, recebemos a feliz notícia
de que nossa aluna Ester Silva de Souza passou em 1º lugar na seleção na seleção
do Teatro Municipal de São Paulo para a Escola Municipal de Dança. O que nos
enche de orgulho e nos dá a certeza de estarmos no caminho educacional certo,
ampliar conhecimentos como instrumento real de transformação social, já que a
Ester iniciou seus estudos em nossa escola em 2006, no 2º estágio C com a
professora Neide, aos 05 anos, passando a frequentar as aulas de ginástica
artística, com ênfase nos passos de ballet, com a Professora Geise Guedes, no
Programa São Paulo é uma Escola, instituído pela Prefeitura Municipal de São
Paulo. Ester continuou seus estudos em 2007, no 3º Estágio F com a professora
Mariângela, e, continuou frequentando as aulas do Programa São Paulo é uma
Escola, com a professora Geise Guedes.
E, em 2009, procurou a escola solicitando auxílio para “ensaiar” para o
teste no Municipal. Sua solicitação foi prontamente acolhida pela escola. A
professora Geise, após o horário de trabalho passou a ensaia – lá. E o
resultado foi absolutamente satisfatório, conforme descrito anteriormente.
Ester é nosso orgulho, pois é a prova viva de que disseminar conhecimento é o
único caminho para a transformação social necessária. Onde mais Ester teria a
possibilidade de conhecer e se apaixonar pela música e pelo ballet clássico?
Vinda de uma família extremamente humilde só restava à pequena Ester a “porta
da escola para desbravar o mundo”. E é essa possibilidade de se apropriar de
diversos conhecimentos que queremos oportunizar a todos os membros da
comunidade escolar. Por isso nossa EMEI, seguindo o exemplo de sua patrona – a
Professora Olandya – mantém o olhar voltado para o desenvolvimento e acesso ao
conhecimento não só do educando, mas também dos pais e educadores, pois
acreditamos que “melhorando” os que circundam o educando, propiciaremos não só
um ensino-aprendizagem melhor, mas com certeza uma vida melhor para nossas
crianças!
Em abril de 2010, realizamos uma
cerimônia oficial de abertura do “ Condomínio Olandya”, um espaço criado a
partir de materiais reciclados e reaproveitados para o exercício da cidadania e
da convivência pacífica entre as crianças exercitando seu principal direito e
dever: o brincar. Muitas autoridades compareceram ao nosso evento entre elas a
Diretora Regional de Educação de Itaquera Sra. Elizabeth Oliveira Dias e a
Diretora da Universidade UMAPAZ, Sra. Rose Marie Inojosa e as representantes do
SINESP, Sras. Marisa e Norma. Além de toda a comunidade escolar que prestigiou
o evento. Em seguida recebemos um convite muito especial da UMAPAZ: “Fátima, Por
intermédio da Rose Inojosa, soube do trabalho que estão fazendo na EMEI
professora Olandya Peres Ribeiro, achei fantástico e gostaria de saber da
possibilidade de apresentar esse projeto no Curso Carta da Terra , compondo uma
mesa onde teremos três experiências diferentes sobre Educação para o século
XXI. O curso tem aproximadamente 40 alunos e tempo para o palestrante é de 30 a 40 m . podendo usar o material
áudio , data show.Gostaria muito de divulgar esse projeto junto a pessoas que
estão precisando acreditar em novas formas de fazer educação na convivência.
Aguardo retorno e desde já agradeço, Glacilda (UMAPAZ - 5572 1004). OBS:
Encaminho a programação do módulo, cultura de Paz e Sustentabilidade. O dia
4/05 teremos uma mesa com 3(tres) palestrantes. Penso em 30 m para cada um e depois
teremos um tempo para diálogo .Você já está agendada mas aguardo
confirmação.Beijos e muito obrigada,Glacilda” Foi uma experiência importante e que
valorizou muito o trabalho desenvolvido por toda a equipe. Participaram da
apresentação os funcionários: Meire Monteiro(Ag.Esc.), Daniela Cordeiro(ATE),
Fátima Teixeira(Diretor de Esc.), Wagna Nalini(C.P).
Em 06/05/2010, recebemos via
Circular da DRE - IQ, de 06/05/2010, a feliz noticia transcrita a seguir:
Programas Especiais, Meio Ambiente – 2010 – Ano Internacional da
Biodiversidade. “Parabenizamos as EMEF’s Aurélio Arrobas Martins, Bartolomeu Lourenço de Gusmão, Benedito
Calixto e EMEI Professora Olandya Peres Ribeiro que tiveram projetos de
educação ambiental selecionados para a exposição na 9º Conferência: Produção
Mais Limpa e Mudanças Climáticas que acontecerá no dia 12/05/2010 das 8h. às
17h. no Memorial da América Latina”. Nossa escola ganhou um espaço com banner
sobre o nosso Projeto de Educação Ambiental.
Numa parceria da PMSP e do Governo do
Estado de São Paulo, oferecemos a Comunidade Escolar o curso: “CONVITE
- ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL”
EMEI OLANDYA, CONVIDA VOCÊ A PARTICIPAR DO PROJETO
"CONSCIÊNCIA ALIMENTAR" QUE VISA O REAPROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS E
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL QUE ACONTECERÁ NO DIA 17/06/2010 DAS 10H ÀS 11H30 EM NOSSA UNIDADE ESCOLAR.
HAVERÁ DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL E DEGUSTAÇÃO GRATUITOS. CONTAMOS COM SUA
PRESENÇA!.”.
A comunidade
participou e, tivemos mais de 200 participantes.
A Sra. Margarete Louzano da Silva, do setor de Programas Especiais,
da DRE IQ, nos honrou com a sua presença na reunião pedagógica de 24 de agosto
de 2010, na qual proferiu a palestra sobre “a relação entre o meio ambiente e o
consumo”, da qual participaram
todos os funcionários da escola com grande satisfação. Também realizamos outras
palestras durante o ano tais como: Hanseníase com os profissionais da UBS Vila
Carrão e sobre o câncer Infantil com os profissionais do grupo GRAAC.
Participamos do 14º Congresso do SINESP
“Educação em tempo integral: possibilidades e desafios para a cidade de São
Paulo” do dia 21 a
23 de setembro de 2010, no Teatro Gazeta, com a exposição do Projeto de
Educação Ambiental na EMEI Olandya.
Aos 24 dias de setembro de 2010,no
Palácio Anchieta, na Câmara Municipal de São Paulo, fomos agraciados com o 5º
Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal, 2º lugar, EMEI Professora
Olandya Peres Ribeiro, com o Projeto Educação Ambiental na EMEI Olandya,
Responsáveis: Fátima A.de J. Teixeira e Wagna A. P. Dias Nalini.
Para comemorar os 30 anos da EMEI
realizamos um grande evento com toda a comunidade escolar, sobre educação
ambiental, nos dias 26 e 27 de novembro de 2010, com o titulo: “ 1º Encontro de educação Ambiental na EMEI
Olandya – 30 anos Educando para a Cidadania”, uma feliz parceria com a
Universidade do Verde e do Meio Ambiente UMAPAZ. Recebemos a visita de muitas
autoridades e após o evento recebemos Requerimento
RDS 1240/2010, da Câmara Municipal de São Paulo, assinado pelo Ilmo. Sr. Presidente Antonio Carlos
Rodrigues e demais Vereadores, parabenizando a escola
pelo trabalho desenvolvido.
Este ano, 2011, já realizamos em
02/02/2011, a oficina e palestra com
a Sra. Maria Vitoria da Silva Macedo, da SVMA, sobre o uso
consciente de materiais na educação com o reaproveitamento, a reciclagem e a
confecção de materiais didático-pedagógicos. Foi aberta a todos os funcionários
da escola, com grande aproveitamento. E, em 22/02/2011, realizamos a oficina
Conhecendo a Carta da Terra, com a Sra. Daniela Piaggio, em parceria com a
UMAPAZ. Participaram 50 pessoas, entre funcionários e comunidade escolar, da
oficina e o aproveitamento foi pleno.
Em todas as ações desenvolvidas o foco
principal é a formação, a educação transformadora... Por isso tantos trabalhos
e ações voltados para a comunidade escolar, como palestras, cursos, programas
de saúde e etc... O lema de nossa escola, transcrito em seu muro externo “O ser
humano é o que a Educação fez dele”, do filósofo Kant, completa-se em par e
passo com um dos pilares da educação atual “aprender a aprender”. É nisso que
acreditamos e é por isso que trabalhamos!
2012
– Realizamos uma Jornada Pedagógica no Parque do Carmo com a presença do
Biólogo Daniel;
Elaboramos o Projeto Leitura com a
construção do livro com a família: “Espaço de Leitura da família Dra Alexandra
Szafir”;
-
Inauguração
do Espaço de Leitura da família;
-
Realizamos
o 2º Encontro de Educação Ambiental;
-
Elaboração
do Projeto e Parceria com a Eletropaulo;
-
Realização
da 1º semana da SIPAT;
-
Dia
da Família;
-
Inauguração
do Jardim Vovó Ismênia.
-
Gazetinha
Olandya 1ª Edição Abril/2012
2013 - Reunião de acolhimento aos pais com a
participação da bailarina Ester Silva de Souza que hoje cursa o 4º ano da
Escola de Bailado do Teatro Municipal de São Paulo.
-
Sessão
Simultânea – Leitura e Brincadeiras
-
1º
Dia da Família com a presença da escritora Débora Rubim
-
Festa
junina interna com apresentação das crianças
-
Realização
da 1º semana da SIPAT;
-
Elaboração
do Projeto e Parceria com a Eletropaulo
-
Reunião
de Pais e Pedagógicas
-
2º
Dia da Família com a presença do escritor Fernando Carraro
-
Apresentação
do teatro “O Catador de Papel” com a participação de professores, funcionários
e crianças da U.E. no Céu Aricanduva.
-
Visita
ao Itaquerão.
-
Exposição
no Céu Formosa – Projeto verdejando.
-
Reforma
do condomínio Olandya.
-
Gazetinha
Olandya - 1ª Edição Fev/2013
-
Participação
da escola no CONAE Regional Estadual.
-
Festa
de encerramento das crianças.
2014 -
Reunião de acolhimento aos pais.
- 1º Dia da Família – “Leitura e
Atividade Física” com a presença do jornalista Thiago Tufano e do Professor de
Educ. Física Carlos Henrique A. Santos.
- Reunião de Pais e Pedagógicas
- Mini-copa Olandya
- Sessões Simultâneas – Leitura e
Brincadeiras
- Dia do Desafio
- Prêmio Paulo Freire
- Visita à Bienal do Livro
- Projetos: Alimentação Saudável e Horta
- Eleições Olandya
- Semana das crianças
- Passeios: Espaço Cultural Catavento e
Sesc Itaquera - Exposição Amazônia Mundi
- 2º Dia da Família – “Sonhando,
viajando e aprendendo através das diferentes leituras” Mostra cultural/Sala Multimídia.
- Reunião Pedagógica no Parque do Carmo
- Projeto Leituraço
- Condomínio Olandya
- Gazetinha Olandya
- Festa de encerramento das crianças.
2015 – Reunião de Acolhimento aos
pais.
- Revitalização dos espaços com a
participação de funcionários e da comunidade.
- 1º Dia da Família “Brincando com
Artes” com a presença do Subprefeito Sr. Fabio Santos.
- Sessões
Simultâneas – Leitura e Brincadeiras
- Projeto
Horta
- Visita ao
colégio Soter
- Reuniões de
Pais e Pedagógicas
- Reuniões
dos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil Paulistana
- Gazetinha
Olandya 2015
- Semana das
Crianças
- Projeto
Cine Escola – visita ao Cine Marabá
- 2º Dia da
Família – “Dando Asas a Imaginação”
- Festa de
encerramento das crianças.
2016 –
- Olimpíadas Olandya
-
Eleições Olandya
- Dia da Família – 1º e 2º com enfoque
em Música
-
Atividades referentes a cultura afro-indígena
- Festa de encerramento
- Atividades musicais
- Visita so Planetário
-
Sessão Simultânea
- Festa junina
- Jornal Gazetinha Olandya
-
Atividades da Páscoa – resgate de valores
- Criação do parque coberto
- Semana da criança
- Livro Família
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